Destacados Internacional

32 incêndios activos em Portugal

incendio1A última actualização da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) dá conta de 32 focos de incêndios activos em Portugal Continental, cinco deles de maior dimensão. A arder continua o incêndio em São Pedro do Sul, assim permanece desde as 16 horas de sexta-feira, agora com uma frente activa. No terreno estão 358 homens, auxiliados por 83 veículos operacionais. Nas contas entram três helicópteros e dois aviões bombardeiros.

Também o fogo que atinge Barcos, no concelho de Tabuaço continua com uma frente activa, estando neste momento mobilizados 111 homens e 34 veículos, dos quais dois são helicópteros. Lavra, ainda, um incêndio em Terras de Bouro (distrito de Braga) e outro em Montalegre (Vila Real). Desde a meia-noite de segunda-feira, a ANPC já registou 213 incêndios.

No distrito da Guarda, três incêndios no concelho de Seia mobilizavam mais de três centenas de elementos: um em Aldeia da Serra, combatido por 144 elementos com 38 viaturas e um helicóptero, um em Sandomil, a mobilizar 143 elementos com 39 viaturas e um avião, e um outro na localidade de Carvalhal da Loiça, combatido por 63 elementos com vinte viaturas.

Em Viana do Castelo, ardiam três incêndios, com o fogo em Mezio/Travanca (Arcos de Valdevez) a mobilizar 114 elementos, 20 viaturas, um helicóptero e quatro aviões, em Cerquido (Ponte de Lima), com sete elementos e três viaturas no combate às chamas e em Muro (Ponte da Barca), com 14 elementos e três viaturas.

No distrito de Braga, persistem os incêndios dos últimos dias no concelho de Terras de Bouro, com 114, 38 viaturas e um helicóptero ocupados com o fogo na localidade Calcedonia e 11 bombeiros com três viaturas em Vilarinho das Furnas.

Três registavam-se no distrito de Viseu, um em Aguaneiras, no concelho de São Pedro do Sul, combatido por 40 elementos com 12 viaturas e um helicóptero, outro em Quinta dos Caetanos, concelho de Moimenta da Beira, combatido por 83 elementos com 19 viaturas e um na localidade de Nesperido, concelho de Viseu, combatido por 35 bombeiros com nove viaturas e dois aviões, este já dado como dominado.

A página da ANPC na internet contabilizava também um incêndio no distrito de Vila Real, na localidade de Sirarelhos, concelho de Vila Real, que era combatido por 59 elementos com 13 viaturas e um helicóptero

También te puede interesar